Busser Sobre a Busser Download Parceiro Suporte Contato


FastClean | Configurador de Produtos | Aplicações de RFID | Automação
Home | Projetos | Aplicações de RFID

Aplicações RFID


A tecnologia RFID digital pode ser aplicada em um grande número de situações, nós avaliamos suas necessidades e desenvolvemos aplicações para atender a essas necessidades, algumas das quais são descritas a seguir.

a) Segurança e Controle de Acessos. Controle de acessos a prédios e áreas restritas, sendo a liberação feita pelo uso de cartões sem contato (por aproximação), que destravam catracas, portas ou cancelas. Ainda, controle da movimentação de ativos portáteis, por exemplo, dentro da área de uma organização, através de antenas convenientemente colocadas em portas.

b) Controle de Tráfego de Veículos. Controle da passagem de veículos em pedágios, sendo a abertura da cancela comandada por leitura a distância ou por meio de cartão sem contato.

c) Controle de Bilhetagem em Transporte de Massa (Ônibus ou Metrô). A leitura de cartão sem contato debita automaticamente uma conta pré-paga para uso do transporte e libera a catraca de ingresso.

d) Antifurto de Veículos. Chaves com tags são detectadas a alguma distância, liberando as trancas das portas e a partida de veículos.

e) Sensores. Tags ativos com funções não apenas de memória, mas também dedicadas à detecção – de movimento, variação de temperatura, presença de determinada substância química etc. – e comunicação da alteração detectada a um sistema de alarme ou controle.

f) Identificação de Pacientes Hospitalizados. Os pacientes em um hospital são identificados por pulseiras que armazenam também dados de diagnóstico e tratamento, possibilitando que o “prontuário” acompanhe o paciente, principalmente em caso de movimentação.

g) Passaportes. Os EUA estão implantando um sistema de passaportes com tags embutidos, no qual um grande número de informações sobre a pessoa pode ser transportado com ela e, nos pontos de leitura, comparado com dados obtidos localmente, como foto, impressão digital etc.

h) Rastreamento de Livros e Processos. Uso da tecnologia para localização de livros e processos arquivados fora de ordem e, por isso, “perdidos”.

i) Lavanderias Industriais. Identificação das peças processadas.

j) Movimentação de Contêineres em Portos. Uma rede de tags localizados no chão gerencia a localização dos contêineres descarregados no porto e os seus padrões de trânsito, de forma a otimizá-los. k) Movimentação de Bagagens em Aeroportos. As bagagens são etiquetadas com tags contendo o número do vôo, o nome do passageiro e um número seqüencial que as identifica. São rastreadas durante a sua colocação nas aeronaves, minimizando a ocorrência de malas perdidas.

l) Controle de Estoques de Itens Valiosos. Todos os itens são identificados, sendo possível detectar a saída de um item do estoque. O software de controle notifica a remoção do item, associada à identificação do funcionário e ao horário em que isso aconteceu. Promove, também, uma varredura eletromagnética para leitura de todos os itens remanescentes no estoque. Se for o caso, efetua um comando para reposição.

m) Automação Industrial em Ambientes Isolados. Um identificador associado a um item ou lote de produção permite que o sistema de controle do processo verifique se as etapas de produção estão sendo cumpridas em ordem correta, reduzindo ou prescindindo de intervenção humana, o que é especialmente importante em ambientes hostis ou cujos requisitos de limpeza são muito elevados.

n) Expedição e Movimentação de Pallets. As docas são equipadas com leitoras e antenas, de forma que a cada expedição o sistema de controle confronta a identificação do pallet a ser carregado no caminhão com a ordem de saída na base de dados, eliminando a conferência manual e prescindindo de carregamentos extras para correção de erros de remessa. De maneira análoga, a identificação dos pallets permite acompanhar a entrada das cargas e a sua localização no estoque, detectando a colocação de mercadorias em lugares trocados, por meio da conveniente colocação de leitoras e antenas.

o) Controle de Produção. É possível acompanhar todo o ciclo de produção de um bem, desde a chegada da matéria-prima até a expedição do produto acabado, através dos estoques e linhas de processamento, arquivando automaticamente a sua história de testes e correção de desvios.

p) Rastreamento Animal. Muito utilizada na pecuária, a colocação de tags ou transponders em animais permite que eles sejam identificados e associados a dados individuais e históricos de movimentação, sanidade, administração de medicamentos etc.
 
© 2006 Busser Consultoria Ltda. Todos os direitos reservados.


Rua Os 18 do Forte, 422 / 707 • Centro Comercial Luna - Bairro Lourdes • CEP 95020-470
Caxias do Sul - RS • Fone: (54) 3534.8010 • busser@busser.com.br

O site necessita do plug-in do Flash para funcionar corretamente. Clique aqui para baixá-lo.